A arte na infância propicia a criança, a dar início à coordenação das expressões partindo da composição do seu mundo, por meio da percepção. Arte trabalha apercepção de cores, espaço e formas. A criança, por meio do fazer, criar , reordena elementos extraídos da realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social.
Arte tem dupla capacidade expressiva e sugestiva. Pois, ela exprime o inteligível no sensível, sendo capaz de desenvolver uma ideia ou um sentimento, na matéria, seja esta a tinta, argila,papel o mármore, as palavras, dança ou música.
Através das diferentes dinâmicas o educador artístico pode trabalhar as sensibilizações, as expressões orais e corporais, interpretações, comunicações enfim a criatividade.
Arte nos ajuda a compreender as condições íntimas dos indivíduos, uma vez que, através dos seus sentimentos expressam por múltiplos meios das diversas linguagens artísticas
Seja no significado mágico que o desenho assumiu para o homem nas cavernas, seja no desenvolvimento do desenho para a construção de maquinários no inicio da era industrial, seja na sua aplicação mais elaborada para o desenho industrial e a arquitetura, seja na função de comunicação que o desenho exerce na ilustração, na historia em quadrinhos, o desenho reclama a sua autonomia e sua capacidade de abrangência como um meio de comum no desenho acompanha o desenvolvimento das crianças, e através dele observamos como as crianças se relacionam com a realidade e com os elementos de sua cultura e como traduzem essas percepções gráficas.
As crianças devem formar sua própria linha de pensamento e sensibilidade, quando estão se expressando, e não podemos julgar os seus trabalhos como se fossem obras imperfeitas de um adulto, afinal a representação é da criança e não de quem as observa.
O desenho é uma das manifestações artísticas mais presente entre as crianças, e para desenhar ela usa o tato e a visão, além da fantasia, a arte é importante na vida da criança, pois coopera para o desenvolvimento expressivo, e para a construção no desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo sensível.
A princípio a criança desenha pelo prazer de riscar sobre o papel e indaga formas de ocupar a folha, e com o tempo, a criança procura historiar as coisas do mundo. Com a arte a criança cria, desenha, canta, dança, pois nesse estágio de desenvolvimento a criança se sente livre para expressar suas idéias e seus sentimentos, e é através deA criança se expressa através da arte com facilidade, pois em sua produção artística, que é sua invenção, não há certo ou errado. De acordo com Lowenfeld e Brittain (1970), a criatividade é uma ação, é um comportamento em que a criança produz e constrói continuamente.
Todas as crianças se expressam através do esboço ou desenhos. Por meio do lápis e papel ou com caco de tijolo na parede. Agir com um riscador sobre um suporte é algo que ela aprende por imitação ao observarem os adultos escrevendo. Com a prática desses movimentos em papéis variados, ela adquire coordenação dando o prazer de produzir um traço sobre o papel faz agir. Estes momentos de arte livre é que a criança inicia a compreender ouvir, ver e sentir.
SANS, ARNOLD, Dana,BARRO, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia do Desenvolvimento. São Paulo. Editora Ática. 2008.