segunda-feira, 28 de março de 2011

técnica Aerografia


A aerografia é uma forma de arte e uma técnica de pintura e ilustração semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos para sua execução.


História


Estudiosos da arte dizem que a aerografia surgiu na pré história, quando homens da caverna assopravam pigmentos (tinta) através de tubos derivados de osso de animais e bambus. Contemporaneamente, foi utilizada na indústria fotográfica do século 18 como equipamento de retocagem de fotografias, posteriormente, sua utilização se deu a nível industrial para pintura de peças e acessórios. Hoje em dia, é utilizado em diversas áreas como modelismo, artes gráficas, personalização de motocicletas, carros e seus acessórios, aplicações em funilaria, para aplicação de tatuagem, aplicação de maquiagem, pinturas em MDF, grafitti, pinturas e pulverizações em geral.
Equipamento e acessórios


Aerógrafo




Aerógrafo lince de dupla ação, gravitacional e mistura interna.
Ver artigo principal: Aerógrafo
É o principal instrumento utilizado na aerografia, consiste num objeto similar a uma caneta, com um reservatório de tinta e ligado a uma mangueira de ar comprimido. O moderno aerógrafo foi inventado em maio de 1878, pelo americano Abner Peeler. Três anos mais tarde, em 1881, Peeler vendeu os direitos de sua invenção para Liberty Walkup por US$ 700 (setecentos dólares). Em 1883 surgiu a Rockford Air Brush Company, fundada porWalkup para fabricar o primeiro aerógrafo e comercializá-lo ao mundo.




Compressor de ar


Para a aerografia, utiliza-se compressores de baixa pressão (entre 3,5 a 5 libras), sendo necessário apenas para grandes trabalho, o reservamento de ar em cilindros e tonéis.
São utilizados basicamente três tipos de compressores:
Compressores de ar direto, onde não há reservatório de ar, o ar é emitido diretamente dos pistões para a mangueira, alguns possuem um filtro de ar para eliminação de bolhas de água que se condensam neste processo. Possuem tamanho menor, e pode-se transportar facilmente. Alguns modelos inclui o Wimpel, Schulz e JetMaster. Emitem cerca de 60 á 80 decibél em ambientes fechados.
Compressores de ar com reservatório, onde há um reservatório de ar, geralmente de 20 á 25 litros, possuem tamanho e peso maior, tem como vantagem, uma vazão de ar maior, porém nescessários apenas em grandes trabalho e preenchimento de áreas, tem como desvantagem seu peso e manutenções como drenagem e limpeza dos filtros. Possui alta emissão de barulho em locais fechados, ficando entre 65 e 100 decibéls
Compressores de refrigeração, utilizados em geladeiras e freezers ou em consultorios médicos como dentistas. Esse tipo de compressor foi desenvolvido na década de 1990 de forma puramente artesanal e improvisada. Tem como principal vantagem, a baixa emissão de ruído, entre 30 á 40 decibels (o barulho de uma geladeira ligada), mas possui peso entre os dois primeiros citados, além de não ser produzido industrialmente. Vem ganhando grande espaço entre os profissionais.


Latas aerossol


Eventualmente, pode-se também utilizar lata de aerossol como fonte do ar comprimido, as latas são carregadas com ar através de altas pressões, e possuem autonomia de cerca de 10 minutos de trabalho ininterruptos. Tem como grande vantagem, a eliminação do uso do compressor, e a possibilidade de pintar locais onde compressores não chegariam, além de serem facilmente transportadas. Como grande desvantagem, pode-se citar o tempo limitado de trabalho ininterruptos, e a impossibilidade de ajuste de pressão, em alguns casos.


Tintas e bases


As tintas utilizadas na aerografia são geralmente tintas a óleo, devido o fato de ser facilmente diluída em materias solventes e diluentes a base de cloreto de zinco como o thinner e água rás, além de misturar-se com outras colorações. São realizados misturas para se conseguir a cor ideal, a tinta não pode ser muito espessa, devido o fato de poder não fluir corretamente dentro do aerógrafo.
A base, é o material da tinta a óleo sem o pigmento, como o verniz. Servem para preparação da área a ser pintada, e para toque final, dando brilho ao trabalho.


Técnicas
Pin striping

Trabalho em um tanque de motocicleta efetuado sobre a técnica do Pin striping
Por ser uma técnica de difícil execução, que depende tanto do artista quanto da qualidade dos equipamentos para aplicá-la, exige grande preparo do profissional ou estudante de arte. Os resultados, porém, costumam compensar a dificuldade por se revelarem belos. Diversas técnicas são aplicadas ao trabalhar com aerografia, para tanto, os aerógrafos possuem características com propósito para cada aplicação.


Ação simples


São aerógrafos onde não é possível, através do gatilho, ajustar o foco e a emissão de ar e tinta, mantendo sempre um fluxo constante da mistura. Essa técnica permite o trabalho aplicado em pintura de peças diversas, modelismo, prenchimento de superfícies, e efeitos diversos, além de trabalho de desenho, mas neste, exige virtuosidade por parte do artista. Como vantagem, possui baixo valor em relação ao de dupla ação, e manutenção simples, como desvantagem, a limitação da performance.


Dulpa ação


Com este tipo de aerógrafo, o artista pode manipular com mais precisão, a quantidade de tinta e seu foco e a emissão de ar apenas através do gatilho, sem a necessidade de ajustes para cada traçado. Pode-se conseguir no mesmo tiro através do movimento horizontal do gatilho, traços extremamene finos e grossos. É o mais indicado para trabalho de desenhos, onde é necessário grande precisão no volume de tinta empregado, e controle do foco. Como vantangem, temos a performance citada, como desvantagen, manutenção mais delicada devido a pinça central e valor elevado.




Exemplo de estêncil

O estêncil, é uma técnica onde são recortada figuras em cartolinas ou materiais plástico, que são colocadas na superfícies a ser pintada, e preenchida com a tinta, obtendo o formato recortado da cartolina, negativamente projetado na superfície.


Pin striping


Em português algo próximo de tirinhas é uma técnica auxiliar da aerografia, onde utiliza-se pequenos pincéis, equipamento apropriado (espécie de caneta que carrega uma carga de tinta com um bico injetor), ou mesmo com fitas crepes e outras, onde consegue-se traços geometricamente lineares e bem finos, muito utilizado em motocicletas e veículos, adeptos do estilo vintage utilizam a técnica.