Exemplo : Julian Beever
Processos de transformação, distorção, recombinação, aumento de complexidade, fusões e etc. ocorrem naturalmente, mas também de forma induzida. O conceito de anamorfose aplica-se a qualquer situação onde a base constitutiva transfere suas características para a constituição geral - tal como um fractal, estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala.
Dada a gama de interpretações que o conceito permite, pôde ser absorvido por diversas áreas.
Exemplo : Os embaixadores (1533) de Hans Holbein, o jovem
Geometria
Em geometria, anamorfose é a correspondência obtida projetando-se, a partir de um ponto fixo (centro de projeção), os pontos de uma figura pertencente a um dado plano, sobre uma superfície plana ou curva. Sobre esta obtém-se uma figura correspondente ponto a ponto àquela projetada, porém deformada. Correspondências desse gênero se estabelecem, por exemplo, nos fenômenos de reflexão e refração.
Nomografia
Em nomografia, anamorfose é a transformação de uma função f em outra função F, cujo gráfico ou nomograma é mais simples ou mais adequado a determinado escopo, sobretudo quando a passagem de f para F é realizada com mudanças de variáveis que representam a adoção de escalas não métricas.
Um exemplo bem conhecido mas pouco relacionado é o mapa-múndi. A representação dele planificada é uma anamorfose da esfera, onde matematicamente, as bordas superior e inferior não são matematicamente descritíveis no processo (deve haver uma linha-limite inexistente), pois um ponto não pode ser planificado.
entidade
╚objeto, objeto físico
╚artefato
╚criação
╚representação
╚cópia
╚anamorfose, anamorfismo
Óptica
Em óptica, ocorre anamorfose das imagens quando, por meio de espelhos especiais, prismas lentes ou outros sistemas ópticos, a ampliação no sentido horizontal dessas imagens é diferente da ampliação em sentido horizontal.
Artes visuais
imagem exemplo:Abóbada da Igreja de Santo Inácio, em Roma,
por Andrea Pozzo, 1685.
Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado nas artes visuais para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, o único a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara. A anamorfose esteve em voga sobretudo na pintura mural dos séculos XVI e XVII, para criar ilusões de ótica na pintura sobre superfícies curvas, como as abóbadas das igrejas, por exemplo, onde a deformação de perspectiva permite a visão correta somente a partir de um único ponto de vista: se o observador se colocar em qualquer outra posição, a imagem fica deformada e incompreensível. Este foi um método descrito nos estudos de Piero della Francesca sobre perspectiva, no seu tratado De prospectiva pingendi .
Cinemascope: depois da compressão anamórfica, a imagem
recuperaa forma original na tela do cinema.
Cinemascope: depois da compressão anamórfica, a imagem recupera a forma original na tela do cinema.
A mesma técnica tem sido amplamente utilizada na arquitetura e no cinema - a exemplo do Cinemascope, no qual as imagens são comprimidas verticalmente durante a filmagem, com o uso de lentes anamórficas, e depois são descomprimidas na mesma proporção, durante a projeção, sobre uma tela larga.
Exemplo de anamorfose cronotópica
Anamorfose cronotópica
O conceito de anamorfose cronotópica ou a quarta dimensão da imagem refere-se às deformações resultantes de uma inscrição do tempo na imagem. Trata-se de um processo que integra a distorção espacial da imagem ao longo de um período de tempo em um filme, desenho, etc
fenômeno
╚processo
╚processo técnico
╚animação, edição de vídeo
╚anamorfose, anamorfismo
Internet
Um exemplo da aplicação do anamorfismo na internet são as chaves de segurança para confirmar usuários e barrar robôs, já que atualmente não existem robôs que interpretem uma malha distorcida anamorfica e aleatoriamente - que, entretanto, é legível pelo cérebro humano.